Judiciário do Mato Grosso capacita agentes da infância para melhor aplicação do ECA

Compartilhe

Com o objetivo de melhorar a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e promover maior satisfação a sociedade, o Poder Judiciário de Mato Grosso realiza o 1º Encontro Estadual dos Agentes da Infância e Juventude que atuam na Justiça Estadual. O encontro que terá duração de dois dias começa nesta segunda-feira (16/2), às 8h30, e reunirá cerca de 100 agentes de todas as comarcas do Estado.

Durante o encontro será lançado o Manual dos Agentes da Infância e Juventude, que visa auxiliar e orientar no trabalho dos agentes em campo, a ser apresentado como um mecanismo que visa padronizar as rotinas de trabalhos, principalmente no que diz respeito aos serviços de fiscalização e prevenção. Nas discussões que serão estabelecidas nos dois dias de evento, os agentes terão a oportunidade de trocar informações técnicas, conhecer o desempenho adequado na realização das atividades específicas, como também desenvolver a conscientização em relação ao comprometimento profissional.
 
Para o primeiro dia de encontro, está previsto acontecer quatro palestras, sendo duas delas específicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Será abordado o tema Desafio enfrentado na tarefa de disciplinar e fiscalizar a participação de crianças e adolescentes em eventos públicos. O seu acesso a produtos e serviços. Além deste, o tema Infração administrativa: as normas de proteção a criança e o adolescente, também será trabalhado.
 
Outros temas como Ética e Valores; Práticas de trabalho diárias; O desenvolvimento do trabalho em equipe também serão abordados nesse primeiro encontro. A Comissão Estadual Judiciária da Adoção (Ceja) também apresentará seus projetos e programas, para que os agentes possam ter conhecimento sobre as atividades desenvolvidas em prol da criança. O encontro é uma realização da Escola dos Servidores do Poder Judiciário Estadual, Corregedoria-Geral da Justiça em parceria com as comarcas e municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMT