Judiciário do Maranhão será avaliado em audiência pública

Compartilhe
Sexta, 17 de Outubro de 2008

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará nova audiência pública para incentivar a melhoria da prestação de serviços da Justiça. Desta vez, será em São Luis, no Maranhão, na próxima quinta-feira (23/10), às 9 horas na sala de sessões plenárias do Tribunal de Justiça do Estado. A idéia é ouvir a comunidade colher reclamações, sugestões, informações sobre a Justiça do Maranhão.

A audiência, que será conduzida pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, faz parte da inspeção no Judiciário que a Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ realizará no Estado para investigar as causas da demora na conclusão dos processos, verificada pelo Sistema Justiça Aberta. O sistema, desenvolvido pelo CNJ, é gerenciado pela  Corregedoria, que mensalmente recebe dados dos tribunais sobre a movimentação processual.

No último dia 15, o CNJ promoveu a primeira audiência pública desde o início de suas atividades em 2005. O evento foi em Salvador e reuniu 300 pessoas no Tribunal de Justiça da Bahia, na primeira etapa da inspeção da Corregedoria no Estado.  Na audiência pública do Maranhão,  na próxima semana, uma equipe de juízes auxiliares e servidores do CNJ e da Corregedoria vão ouvir as reivindicações dos cidadãos maranhenses, que poderão participar mediante inscrição. As demandas da sociedade serão analisadas, assim como os resultados da inspeção para a adoção de medidas que visem à melhoria da eficiência dos serviços da Justiça no Maranhão.

EF/SR

 Agência CNJ de Notícias