Judiciário do ES promove campanha para registrar capixabas sem certidão de nascimento

Compartilhe
Terça, 18 de Novembro de 2008

O Poder Judiciário do Espírito Santo começou as atividades do Movimento Nacional de Mobilização pelo Registro Civil. A campanha, iniciada nesta segunda-feira (17/11), vai até 17 de dezembro para possibilitar o registro de quase 14% dos capixabas que ainda não tem a certidão de nascimento, considerada o primeiro passo para o exercício da Cidadania.

As atividades irão se concentrar nas Varas da Infância e da Juventude de todo o Estado do Espírito Santo. As pessoas que ainda não foram registradas devem se encaminhar até os Fóruns e procurar o juiz, que irá viabilizar o registro. Todo o processo é gratuito, assim como o registro civil de nascimento efetuado nos cartórios particulares.

A coordenadora da campanha no Espírito Santo, a juíza Glabys Pinheiro, pede a colaboração de escolas, hospitais e conselhos tutelares para  que as crianças e adultos sem registro sejam encaminhas aos fóruns. “Existem muitos casos não apenas de crianças, mas também de adultos, que não são registrados. É uma ocorrência cotidiana e bastante grave “, afirma a juíza.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJES