Da segunda (22/2) até sexta-feira (26/2), a Justiça do Amapá promove a 22ª Semana Estadual de Conciliação. Com abertura na Central de Conciliação no Fórum de Macapá, o evento ocorre simultaneamente nas varas cíveis, de família, infância e juventude, juizados especiais da capital e das comarcas do interior, além de secretarias do 2º Grau.
A presidente do TJAP ressaltou a importância da ação, por facilitar o acesso das pessoas aos serviços essenciais da Justiça. “A conciliação é uma prática importante que está se consolidando na Justiça brasileira, sendo essencial para a melhor solução de conflitos. E para que isso possa se tornar uma rotina na Justiça do Amapá, não medimos esforços para alcançar o melhor padrão, buscando sempre atender com qualidade, rapidez e eficiência”, frisou a desembargadora Sueli Pini.
As semanas de conciliação iniciaram em 2012, sempre na última semana de cada mês, em todo o estado. Segundo a coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lobato Lenzi, desde a primeira edição, o Judiciário tem conseguido obter uma média de acordos superior a 60%. “Os benefícios da Semana de Conciliação são tantos que empresas privadas, instituições do Executivo e do legislativo solicitam a realização de mutirões temáticos junto ao Poder Judiciário para atender as demandas que envolvem a população”, observou.
Fonte: TJAP