A partir desta segunda-feira (19/03), todos os tribunais brasileiros podem acessar o Sistema de Metas Nacionais 2018 para envio de informações, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referentes ao cumprimento das metas estabelecidas para o Poder Judiciário. O repasse dos dados, relativos ao período de janeiro a abril, deverá ser feito até o dia 25 de maio.
Após esta data, os dados serão enviados pelos tribunais mensalmente, conforme as datas estabelecidas no “calendário de lançamento” do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), ao CNJ.
As metas Nacionais para o Judiciário em 2018 foram construídas de forma conjunta com os magistrados e servidores dos tribunais no ano passado, e anunciadas pela ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ, durante a 11ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro.
Padronização de dados
Este ano, a forma de envio de dados pelos tribunais para embasamento do Justiça em Números – relatório elaborado anualmente pelo CNJ com dados completos sobre o funcionamento da Justiça brasileira – e para o cálculo das Metas Nacionais foi unificado no que se refere à Justiça Estadual.A sincronização de dados para os dois relatórios – Justiça em Números e Metas Nacionais – enviados ao CNJ facilita o trabalho dos tribunais e faz com que os relatórios, mais importantes estatísticas sobre o trabalho do Judiciário, apresentem a mesma linguagem. Ano que vem, esta unificação deverá ser estendida aos demais ramos de Justiça.
Luiza Fariello
Agência CNJ de Notícias