Judiciário deve criar rede e fortalecer laboratórios de inovação

Você está visualizando atualmente Judiciário deve criar rede e fortalecer laboratórios de inovação
Compartilhe

Os encontros regionais dos laboratórios de inovação do Poder Judiciário – FastLabs Regional – serão iniciados pela região Nordeste, nos dias 24 e 25 de abril, no Maranhão. Durante o evento, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serão discutidas estratégias e soluções para modernizar o Judiciário e aproximá-lo da sociedade. Segundo a coordenadora do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ), conselheira Daniela Madeira, além das soluções tecnológicas também é importante estabelecer uma rede de inovação do Judiciário  

A conselheira destacou, durante a abertura da 3.ª Caravana Virtual dos Laboratórios de inovação, realizada nessa quinta-feira (3/4), que os FastLabs Regionais devem fortalecer e consolidar a atuação dos laboratórios. O objetivo desses encontros é reunir os representantes de cada região para abordar as especificidades locais e os desafios da inovação. “Ao conhecermos o trabalho que cada laboratório desenvolve e sua estrutura, poderemos criar uma rede de inovação sólida”, afirmou. 

Daniela Madeira lembrou ainda que o Plano Nacional de Inovação reforça a implementação da Política Nacional de Gestão da Inovação, instituída pela Resolução CNJ n. 395/2021. O plano traz dois eixos de atuação: organizacional e inovação, com indicadores para medir a capacidade de colaboração, o trabalho em rede e a comunicação dos laboratórios.  

O FastLabs Regional – Maranhão será realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em colaboração com Tribunal Regional do Trabalho da 16.ª Região (TRT-MA), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1/MA). Com o tema “Resgatando a inovação, conectando o futuro”, o evento deve promover o intercâmbio de boas práticas, incentivar a criação de soluções inovadoras e aprimorar a modernização da Justiça, com o olhar voltado para os desafios e oportunidades da região nordeste. 

Em maio, será a vez da Região Sul, com a realização do FestLabs Regional em Foz do Iguaçu/PR. Em junho, a região Centro-Oeste vai discutir a inovação em Cuiabá.  

A conselheira também informou que o edital para participação no Prêmio de Inovação 2025 será publicado em abril. Os vencedores serão conhecidos durante o FastLabs nacional, programado os dias 2 e 5 de setembro, em Belém (PA). A premiação vai reconhecer as iniciativas de gestão, tecnologia judicial e serviços judiciais inovadores. 

Caravana Virtual 

Com o objetivo de divulgar casos de sucesso, práticas e processos de trabalho adotados pelos laboratórios de inovação do Judiciário, a 3.ª edição da Caravana Virtual apresentou o trabalho do Laboratório Ideias, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desenvolvido em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE).  

Em atuação desde 2019, o Laboratório Ideias apresentou as soluções que vem desenvolvendo, sua estrutura de funcionamento – incluindo o ambiente físico que fomenta a criatividade e a inovação – e os resultados, como soluções para verificar a litigância predatória e contribuir para reduzir a judicialização desnecessária e o desperdício de recursos financeiros e humanos. 

Nas duas primeiras edições da série da Caravana Virtual foram apresentados os trabalhos do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) e do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). 

Confira a apresentação na íntegra: 

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária