Judiciário de MS lança ferramenta de videoconferência

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Luiz Carlos Santini, lançou na manhã desta sexta-feira (9/3) a videoconferência,  ferramenta disponibilizada em Campo Grande e em 22 comarcas para agilizar algumas ações da justiça como, por exemplo, inquirições de testemunhas,  interrogatórios judiciais, e principalmente cursos para juízes e servidores. 

No total, foram adquiridos 30 terminais de videoconferência de alta tecnologia. Oito pontos de equipamentos foram instalados em Campo Grande (entre o Fórum, o TJMS e a EJUD-MS) e o restante nas comarcas de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Dois Irmãos do Buriti, Chapadão do Sul, Jardim, Nova Andradina, Coxim, Bandeirantes, Terenos, Cassilândia e Miranda. 

Durante a solenidade de inauguração, o desembargador Santini conversou com juízes de 15 localidades diferentes para reafirmar a disposição desta administração em abraçar as iniciativas que resultem na facilitação do trabalho tanto de magistrados quanto de servidores. “Com a videoconferência teremos um trabalho mais eficaz e isso significa dizer uma prestação jurisdicional mais eficiente. E isso tudo com grande economia não só de verbas, mas de tempo também. Este é mais um passo importante para a modernização do judiciário sul-mato-grossense, que será o primeiro no país a ter 100% de suas comarcas digitalizadas. Das 54 comarcas, 37 já são totalmente digitais e estimamos que até outubro as restantes também o sejam”, disse ele.

Os juízes apontaram a qualidade do equipamento disponibilizado, confirmaram sua eficiência e agradeceram a iniciativa, que resultará em mais uma ferramenta para mostrar à sociedade que a imagem de justiça morosa não mais existe.  “Precisamos mostrar à população qual é o nosso trabalho, pois nem todos sabem que um juiz trabalha 24 horas por dia na resolução de problemas dos cidadãos. Os juízes esquecem seus próprios problemas e até a família para se debruçar sobre os conflitos que afligem os cidadãos que buscam na justiça a solução de seus problemas. Investimos nesta ferramenta porque sabemos que o maior beneficiário de seus resultados será a população”, completou o presidente do TJMS.

O diretor-geral da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD/MS), Des. Ruy Celso Barbosa Florence, lembrou que este é um importante passo na história do Poder Judiciário de MS e ressaltou o uso da videoconferência no aprimoramento da aprendizagem de juízes e servidores. “A tecnologia que hoje é útil, amanhã será indispensável. Por meio de convênios e parcerias firmadas em todo o país, mais de 200 magistrados e mais de quatro mil servidores serão alcançados pela nova ferramenta. Estamos em uma nova sociedade que exige o uso do som e da imagem. Juízes e servidores capacitados, juntos, usufruindo desta visão de futuro”, destacou.

Do TJMS