Judiciário cearense realiza 6.166 audiências em menos de 3 dias

Compartilhe

A Semana Nacional da Conciliação modificou o cotidiano do Poder Judiciário do Ceará. Desde o início do evento, na segunda-feira (2/12), varas e juizados especiais da capital e do interior do estado estão engajados na mobilização. Até as 14 horas desta quarta (4/12), foram promovidas 6.166 audiências. Desse total, 2.395 resultaram em acordos para as partes, o que representou índice de 38,84% de êxito.

As Varas Cíveis e de Família do Fórum Clóvis Beviláqua, juntamente com os Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) de Fortaleza, realizaram 1.650 audiências, que resultaram em 504 acordos. Na capital, a 12ª, a 11ª, a 8ª e a 2ª Vara de Família são as unidades que se destacam com a maior quantidade de conciliações, com 79, 71, 49 e 36 acordos respectivamente, além do 4º Juizado Especial Cível e Criminal, que conseguiu pôr fim a 40 processos de forma amigável.

Nas comarcas do interior, 4.516 audiências já foram realizadas. Em 1.891 processos, as partes chegaram a um consenso, totalizando 42,02% de conciliações. O Juizado Especial de Iguatu é a unidade com maior número de acordos (148), seguida pela Vara Única de Independência (107) e Vara Única de Paracuru (44).

Rapidez – Um dos casos solucionados foi o do aposentado J.A.I.N. Ele compareceu à 12ª Vara de Família na tarde da terça-feira (3/12) e firmou acordo quanto ao valor da pensão alimentícia a ser paga ao filho. Para ele, essa foi a forma mais rápida de resolver o litígio. “Resolvi concordar com o valor e pagar a pensão para sair daqui já com tudo resolvido”, relatou.

A Semana Nacional de Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com tribunais de todo o país. O evento, que segue até esta sexta-feira (6/12), busca solucionar litígios de forma consensual, além de disseminar a cultura de paz e do diálogo entre as partes.

Fonte: TJCE