A intenção do presidente foi ouvir e conhecer de perto a situação e as necessidades de cada fórum, de modo a buscar prover condições contínuas de trabalho e consequente melhoria da prestação jurisdicional. Entre os objetivos, estava também o cumprimento da missão do tribunal de proporcionar à sociedade do DF o acesso à Justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade. Dos cursos solicitados, cinco já foram concluídos, dois estão em andamento e um será realizado em breve.
Entre as propostas que foram atendidas estão o curso “Teoria e Prática dos Procedimentos Ordinário e Sumário” e a capacitação em “Noções de Direito Processual Penal e Procedimentos Criminais”, ambos realizados em Sobradinho. No Fórum do Gama, foi ministrado o curso “Capacitação de Conciliadores dos Juizados Especiais”.
Em Taguatinga, foram oferecidos outros dois cursos, um para a área cível e outro para a criminal, ambos intitulados “O Novo Provimento Geral da Corregedoria como Ferramenta de Gestão”. Outra demanda atendida foi a disponibilização de um laboratório temporário de informática no Fórum de Taguatinga, para a realização de cursos. O laboratório foi instalado em parceria com as secretarias de Soluções de Tecnologia da Informação (Setic) e de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Setec) do TJDFT.
Estão ainda em andamento os cursos “Capacitação de Conciliadores dos Juizados Especiais”, em Planaltina, e “Técnicas de Resolução de Conflitos em Família”, em São Sebastião. Está previsto também, para a segunda quinzena de fevereiro, o “Curso de Conciliadores dos Juizados Especiais”, a ser ministrado no Fórum do Paranoá.
Novas visitas – Em 2015, novo cronograma está sendo finalizado para que o presidente do TJDFT, acompanhado dos demais membros da administração da casa, possa finalizar as visitas aos fóruns ainda não contemplados. Nas visitas de 2014, acompanharam a comitiva o corregedor de Justiça, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a 1ª vice-presidente, desembargadora Carmelita do Brasil, e o 2º vice-presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior.
Fonte: TJDFT