Com o sonho de um dia ser advogada e poder ajudar as pessoas com a promoção da Justiça Social, a estudante Giovana Cristina Ribeiro Alves, 16 anos, procurou o atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para emitir seu primeiro título. A ação faz parte do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas, que aconteceu nesta segunda-feira, 22, na Comunidade Quilombola Lajeado, no município de Dianópolis.
“Eu vim aqui para tirar meu primeiro título. É muito importante poder votar e escolher as pessoas que vão nos representar. Eu vou ser advogada e para ser uma boa advogada eu preciso ser uma cidadã, preciso ter responsabilidade com o voto e com as pessoas na hora de escolher quem vai fazer as leis e governar nossa cidade. Acho que começa por aqui”, ressaltou Giovana.
Alunos da escola, moradores da Comunidade Lajeado e da região puderam participar ainda de uma roda de conversa sobre a importância e necessidade de exercerem a cidadania por meio do voto e envolvimento político.
Regularização
Já a dona Vandenice Ribeiro dos Santos Gomes procurou a ação do TRE-TO para mudar o local de votação e foi informada que havia outras pendências com a Justiça eleitoral. “Pedi para trocar o lugar onde eu voto, mas aí me disseram que eu tinha que fazer diversas coisas, e que ainda devia multa por ter ficado sem votar. Mas o pessoal do TRE foi muito bom comigo, arrumaram tudo no meu título e ainda fizeram o documento quitando a multa”, explicou, com suas palavras, a regularização de sua situação eleitoral realizada pelo itinerante da 25ª ZE.
O cidadão que vai se regularizar nos atendimentos itinerantes promovidos pelo TRE-TO é isentado do pagamento de multa. De acordo com o Provimento Nº 3/2023, o recolhimento de multa é dispensado sempre que for impossível ou oneroso, principalmente nos itinerantes realizados em municípios que não sejam sede de zonas eleitorais, na zona rural, em povoados, terras indígenas, quilombolas ou em outras comunidades de povos remanescentes e locais de difícil acesso.
Este Provimento está em vigor até 8 de maio, dia em que o cadastro eleitoral será fechado e o cidadão não poderá mais realizar nenhuma alteração no título de eleitor.
Atividades
O programa permanente +Mulher +Democracia vai acontecer no dia 23, às 19h, no auditório do Colégio João D’Abreu, Câmpus Dianópolis. Nesta ação será realizada uma audiência pública com uma roda de conversa sob o tema “Inclusão da Mulher na Política”.
O município de Dianópolis vai receber ainda uma ação que promove educação política aos jovens por meio do programa Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro. O evento acontece na próxima quarta-feira, 24, também no auditório do Colégio João D’Abreu, às 7h30.