Jornadas Luso-Brasileiras terminam com visita à 1ª VIJ

Compartilhe

Uma visita à 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) marcou o encerramento da programação da 1ª Etapa das Jornadas Luso-Brasileiras, realizada de 30/11 a 2/12 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A comitiva de juízes de oito países de língua portuguesa que participaram do evento foi recebida pelo juiz titular da 1ª VIJ, Renato Rodovalho Scussel.

“É importante a discussão sobre o que podemos fazer para o futuro de nossas pátrias”, afirmou Scussel, ao se referir ao tema do evento – “Passado, presente e futuro da jurisdição”. O magistrado fez uma apresentação do trabalho da Justiça da Infância e da Juventude, com destaque a programas desenvolvidos pela 1ª VIJ, como o Atendimento Humanizado, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, o VIJuventude e o Acompanhamento Temporário de Famílias em Situação de Violência Sexual (PROFAM).

O juiz da 1ª VIJ destacou que esses programas são o diferencial da Vara, por facilitar e possibilitar a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes atendidos, bem como de suas famílias, por meio do trabalho articulado com a rede de atendimento. Segundo Scussel, o juiz da Infância e da Juventude precisa ter o perfil de formador de rede, contribuindo com as políticas públicas em favor do público infantojuvenil.

O objetivo das Jornadas Luso-Brasileiras foi tornar efetiva a interação e a cooperação entre os magistrados de países de língua portuguesa e discutir questões comuns para consolidar os valores do Estado de direito democrático nesses espaços nacionais. O evento representou uma oportunidade de troca de experiências diante das complexas situações apresentadas pelas sociedades modernas, além de um importante momento de encontro entre países e pessoas que têm a língua e os valores históricos como tronco comum.

Fonte: TJDFT