A equipe do programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), coordenada pela juíza Laura Costeira, esteve, na última sexta-feira (11/4), nas comunidades do Ariri, Tessalônica e São Pedro do Caranã, localizadas na zona rural de Macapá, para a realização da 2.ª Jornada Terrestre de 2025. A ação foi concentrada na Escola Estadual do Ariri, com atendimentos realizados das 7h30 às 17h. Nesta edição, a comitiva do TJAP foi coordenada pela juíza Alaíde de Paula e contou com a participação de 31 servidoras e servidores da Justiça Estadual e de profissionais das instituições parceiras. Mais de 100 atendimentos foram realizados na localidade.
A juíza Alaíde de Paula avalia de forma positiva o trabalho realizado nesta edição. “É sempre bom participar das Jornadas Terrestres, porque as pessoas têm dificuldade de sair do seu local para chegar até a capital, para receber os serviços públicos. Nós trouxemos equipes do TJAP para atender às necessidades judiciais, da Defensoria Pública, Bolsa Família, Receita Federal, atendimento assistencial às mulheres, entre outros. Sem dúvida, foi muito positivo e muito bom”, destacou a magistrada.
Para o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Ariri, Marciliano Miranda Barbosa, a vinda da comitiva da Jornada Terrestre foi de grande importância para a população local.
“Parabéns ao Tribunal de Justiça, que se preocupa em trazer ações como essa até a nossa comunidade. A presença de uma juíza aqui, em plena área rural do estado, representa o compromisso da instituição com a população das áreas mais distantes. Agradecemos ao TJAP por beneficiar não só a comunidade do Ariri, mas toda a sociedade”.
Nessa edição, foram ofertados os seguintes serviços: Conciliação Itinerante — Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc); Defensoria Pública do Amapá (DPE/AP); Conselho Tutelar de Macapá; Receita Federal — Emissão da 1.ª e da 2.ª via do CPF; Solicitação da 1.ª e da 2.ª via da Certidão de Nascimento; Solicitação de Cartão do SUS; CadÚnico (Casa do Bolsa — SEMAS/PMM); e atendimento da Secretaria Municipal da Mulher (SMMU/PMM).
Mais sobre o programa Justiça Itinerante
A Justiça Itinerante, com suas jornadas terrestre e fluvial, é um programa do Judiciário amapaense que já acontece há mais de 27 anos. Sua finalidade é levar atendimento às comunidades distantes, aproximar o Judiciário da população, promover a desburocratização da Justiça e dar ainda mais celeridade aos serviços judiciais.