Juristas brasileiros e estrangeiros que se dedicam ao estudo da inteligência artificial aplicada ao universo do Direito apresentarão o estado-da-arte nessa área no “I Congresso Ibero-Americano de Direito, Inteligência Artificial e Blockchain”. O evento será em Curitiba, nos dias 25 e 26 de agosto, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), que fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528.
O Congresso vai tratar de quatro temas centrais: “Transformações Tecnológicas no Processo Judicial na Ibero-América”, “Direito e Inteligência Artificial”, “Direito e Blockchain” e “Educação, Direito e Tecnologia”. Estão confirmadas as participações do professor Juan Corvalán, codiretor do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, da professora de Direito e Inteligência Artificial Cecilia Celeste Danesi, da mesma universidade, e da professora de Direito Processual da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Raquel Castillejo Manzanares.
Juntam-se aos especialistas estrangeiros, os desembargadores Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (TRT9) e Wilson Benevides (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o juiz aposentado Sebastião Tavares (TRT12), o juiz Bráulio Gabriel Gusmão (TRT9), e os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mariah Brochado, de Filosofia do Direito, e o Roberto Novaes, especialista em Sistemas de Informação.
A participação acadêmica ainda tem Oksandro Gonçalves, professor do Programa de Pós-Gradução em Direito da PUC-PR, o professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Meridional (IMED), de Passo Fundo (RS), Sebastião Tavares, e o professor da Universidade Católica de Minas Gerais, Edgar Jacobs.
O evento é uma realização conjunta do TRT9, Instituto Direito e Inteligência artificial (IDEIA), União Ibero-Americana de Juízes (UIJ), Associação dos Magistrados Trabalhistas da 9ª Região (Amatra9) e da Escola Judicial do TRT9.
Fonte: TRT9