O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança esta semana o curso de Java Básico voltado para a PDPJ-Br, ofertado na modalidade autoinstrucional na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud).
O objetivo é capacitar profissionais do Poder Judiciário na linguagem de programação Java, com foco na implantação e utilização da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br).
Ao concluir o curso, os participantes estarão aptos a utilizar os conceitos básicos da linguagem Java para desenvolver e manter soluções de software, para apoiar a implantação e o uso da PDPJ-Br no tribunal em que atuam, especificamente em:
- Configuração de um ambiente de desenvolvimento Java;
- Programação Java orientada a objetos avançada;
- Programação funcional em Java (expressões lambda);
- Utilização dos principais pacotes da implementação Java Standard Edition;
- Depuração de código.
O treinamento conta com quatro trilhas de aprendizagem, cada uma com 10 horas de instruções, totalizando 40 horas de dedicação.
A inscrição e o acesso são feitos diretamente via plataforma do CEAJud, seguindo os seguintes passos:
- Acessar o link: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/;
- Clicar em: “criar uma conta”;
- Preencher o cadastro e clicar em: “criar minha conta”;
- Acessar o mesmo link indicado acima com o CPF e a senha cadastrados;
- Buscar o curso desejado na “categoria de cursos”.
As capacitações em Java para a PDPJ-Br são realizadas em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e integram as ações de aperfeiçoamento funcional do Programa Justiça 4.0, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Outros cursos
Além disso, a parceria entre o Programa 4.0 e a Unifor oferece uma trilha formativa com capacitações síncronas que depois são adaptadas ao formato autoinstrucional. São quatro cursos: Java Básico, Java Avançado, Testes Automatizados e Angular. No segundo semestre de 2024, serão lançados os cursos autoinstrucionais de Java Avançado e Testes Automatizados, e o curso síncrono de Angular.
O cronograma de oferta e os detalhes de cada curso estão descritos na página das capacitações.
Com essa estrutura, o programa Justiça 4.0 busca proporcionar aos servidores do Poder Judiciário uma formação contínua e eficaz, garantindo que as competências necessárias para o uso das tecnologias modernas sejam amplamente disseminadas e aplicadas nos diversos tribunais do país.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail javapdpj@cnj.jus.br e acesse o FAQ.
Texto: Bárbara Cruz
Edição: Ana Terra
Agência CNJ de Notícias