Início da Semana da Conciliação no Ceará supera expectativas

Compartilhe

 

A Semana Nacional da Conciliação começou em ritmo acelerado no Ceará. Até às 12:35h desta segunda-feira, 03, já foram realizadas 829 audiências com 299 acordos fechados. Na primeira meia hora do dia, a 11ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua fechou cinco acordos. A juíza titular, Adayde Monteiro Pimentel, está bastante otimista. "Marcamos 167 audiências e esperamos alcançar mais de 50% de conciliações", disse.

Se depender do advogado Francisco Sobral, a expectativa da magistrada será confirmada. Ele convenceu seus clientes a participarem do evento e marcou oito sessões conciliatórias. "As conciliações ajudam a diminuir o número de processos na Justiça", destacou.

Em Fortaleza, a abertura dos trabalhos aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua, um dos maiores pontos de concentração de público. O evento foi marcado por uma bênção campal presidida por Dom Beda, abade do mosteiro São Bento. Em seguida, houve apresentação da cantora Vilma Dantas, que interpretou a música Ave Maria e o tema do Movimento da Conciliação. Desembargadores, juízes e demais operadores do Direito prestigiaram a solenidade. Durante o lançamento oficial do evento, também aconteceram apresentações do coral do Tribunal e orquestra Pia Marta, bem como encenações artísticas com o grupo Garajal e Projeto Vila Mar. A idéia da organização foi criar um clima de harmonia e paz nos corredores do Fórum.

Ao abrir a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Fernando Ximenes, ressaltou a importância do momento em que se realiza a Semana da Conciliação – às vésperas do Natal. "Esse é um momento deveras importante para que nós pensemos em Conciliação. Pensemos em nos dar as mãos. Pensemos em fazer esse trabalho que vem sendo capitaneado pelo Conselho Nacional de Justiça, para que possamos realmente encontrar a paz". O presidente do TJ também elogiou as ações do desembargador Rômulo Moreira de Deus, diretor do Fórum, à frente da mobilização na 1ª instância, e do desembargador José Cláudio Carneiro, corregedor Geral de Justiça, que comanda as atividades no Interior do Estado, além do engajamento de juízes e servidores – são dois mil mobilizados em todo o Ceará. "Nós sabemos que este trabalho só pode ter êxito se tivermos o empenho de todos. A nossa fé é que estaremos engajados na certeza de que o Ceará dará mais uma vez exemplo para o Brasil", concluiu.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do TJCE)