Inaugurado segundo Núcleo de Advocacia Voluntária do Maranhão

Compartilhe

Mais um Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV) será instalado no Maranhão. Desta vez em Imperatriz, distante 640 quilômetros de São Luiz. Ele será inaugurado nesta quinta-feira (8/04), às 17h30, na Central de Custódia de Presos de Justiça da Comarca do município (Rua D. Pedro II, Bairro Caema). O núcleo é resultado de parceria entre Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) e Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), que, no mês passado, assinaram termo de cooperação técnica com este objetivo.

 

Este é o segundo Núcleo de Advocacia Voluntária instalado no Maranhão. O primeiro, em Pedrinhas, criado em fevereiro do ano passado, inaugurou o programa do Conselho Nacional de Justiça, que durante os mutirões carcerários, sentiu a necessidade de agilizar os processos dos presos e garantir a aplicação do direito a toda a população, sobretudo a mais carente.

A coordenadora nacional dos NAVs, Marilene Aranha Carneiro Silveira, explicou que o Núcleo de Imperatriz atenderá os 298 presos da Central de Custódia e seus familiares. Um escritório, próximo ao campus da faculdade foi instalado onde trabalharão estudantes de direito do 8º semestre, auxiliados por professores e advogados voluntários. Segundo ela, desde 2007, eles realizam trabalhos, inclusive projetos sociais de ajuda aos familiares dos apenados, “mas agora o Núcleo vai evidenciar esse trabalho anônimo com a chancela do CNJ”, explicou.

Além do Maranhão, já existem Núcleos de Advocacia Voluntária no Amazonas, Piauí, Paraíba, Paraná, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina, Bahia e em Araguaína (TO), todos de iniciativa do CNJ. A inauguração contará com as presenças do juiz Marcelo Lobão, coordenador do mutirão carcerário no Maranhão e do desembargador Froz Sobrinho, coordenador do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário do Estado.

 

EF/MM

Agência CNJU de Notícias