Os números são sinônimo de esperança. De janeiro a meados de março, exatos 474 processos foram digitalizados na Vara Cível de Mucuri, na pontinha sul do mapa da Bahia, divisa com o Espírito Santo. Os 930 quilômetros que separam Mucuri de Salvador dão alento ao Processo Judicial Eletrônico, o PJe, responsável pelo processo de modernização da unidade judicial. “É o futuro, não há por que demorar”, disse a juíza Tarcísia Oliveira Fonseca, responsável pela unidade. “Chegou no momento certo”, completou ela.
A partir deste ano, o envio de petições à Vara Cível passou a ser efetuado exclusivamente pelo sistema, com a utilização da certificação digital. A juíza exalta as vantagens do sistema. Para ela, além de permitir melhor acompanhamento do processo judicial, o programa traz ganhos como rapidez no atendimento, redução do uso de papel e melhoria da qualidade de serviço e economia de espaço físico.
Há quatro anos na comarca, a magistrada disse que nos últimos dois meses de aplicação do PJe os trabalhos avançaram, com benefícios para servidores, partes, advogados e promotores. “Estou gostando, mais ainda mais por saber que vamos reduzir o número de processos físicos nos armários e sobre as mesas”, destacou.
Processo físico – A Comarca de Mucuri tem em tramitação quase 10 mil processos físicos, dos quais 7.954 estão na Vara Cível e o restante, cerca de 2 mil processos, na Vara Criminal. “É estressante deparar com tanto papel, mas o PJe vai acabar com a figura do processo físico, pois vamos lidar com os processos diretamente no sistema”, completou a magistrada.
Mesma opinião têm os servidores da Vara Cível de Mucuri, que consideram a implantação do PJe “uma bênção”. Uma das mais motivadas é Áurea Cristina de Oliveira, que aposta no fortalecimento do sistema, como disse ela, “para que tudo fique mais prático em nosso trabalho, e se possa acabar com a figura do processo físico, que em si mesmo, já é um atraso”.
Até o momento, as varas cíveis de 63 comarcas baianas já operam com o PJe, além de varas de Família, de Acidentes do Trabalho, da Fazenda Pública, da Infância e da Juventude e de Registros Públicos em seis outras comarcas.
Fonte: TJBA