Grupos de trabalho vão propor medidas para aperfeiçoar atuação dos Juizados Especiais

Compartilhe

Dois grupos de trabalho, compostos por juízes que atuam em Juizados Especiais Federais e Estaduais, vão propor medidas para aperfeiçoar a atuação daquele segmento especializado do Judiciário. Essas comissões vão apresentar suas conclusões na parte final do evento, que recomeça amanhã (11/11), às 9h.

"A idéia é reunir as conclusões destas comissões com as opiniões levantadas durante as conferências e elaborar um relatório final para ser apresentado ao CNJ em sessão plenária de dezembro", afirmou o Conselheiro Eduardo Lorenzoni, integrante da Comissão dos Juizados Especiais do Conselho, que traçou diagnóstico sobre o funcionamento daqueles juizados.

O evento, que teve seu primeiro dia encerrado há pouco, reúne em Brasília juristas e representantes dos juizados especiais federais e estaduais de todo o país. Realizada com base em informações enviadas ao CNJ pelos juízes, a pesquisa revela convergência de opiniões, tanto no âmbito federal, quanto no estadual. Cerca de 70% dos coordenadores dos Juizados Especiais Federais e Estaduais acreditam que a criação de um modelo nacional de organização e funcionamento garantirá mais celeridade, transparência e economia na atuação daqueles órgãos.