Grupo Volante capacita servidores do Judiciário piauiense

Compartilhe

Será realizado nesta sexta-feira (17/04) no Tribunal de Justiça do Piauí um treinamento para os servidores dos Juizados Especiais das turmas recursais. Na próxima segunda-feira (20/04), será a vez dos funcionários dos correios serem treinados para utilização do Sistema Eletrônico de Postagem (Sijep), que vai aperfeiçoar e agilizar as correspondências da Justiça. Esses treinamentos fazem parte das ações propostas pelo Grupo Volante de Apoio à Justiça, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a melhoria do Judiciário. Em 40 dias de trabalho no Piauí, o Grupo Volante realizou mais três treinamentos específicos para melhorar os serviços e construir uma imagem positiva do Judiciário.

O Estado do Piauí foi escolhido para servir de modelo na construção de um Judiciário mais próximo do cidadão, conforme determinação do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes. Nos últimos 30 dias, foram realizados cursos de capacitação de atendimento ao público, boas práticas e aperfeiçoamento para a utilização do sistema de informática para os servidores dos cartórios das varas da capital.

No último curso de atendimento ao público, realizado na última quinta-feira (15/04), no plenário do TJPI, participaram 150 servidores. “Eles tiveram oportunidade de dar sugestões e tirar dúvidas, como por exemplo, como deveriam agir com relação aos usuários que usam celulares durante as audiências e como proceder com as mães de presos que diariamente nos procuram nas varas criminais”, explicou Ana Lúcia Negreiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo, instrutora do curso pelo Grupo Volante de Apoio à Justiça.

“O que foi feito aqui foi um trabalho de equipe resultado do engajamento e da gestão do Judiciário Local, sem o qual não seria possível nenhuma mudança”, explicou a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Maria da Conceição Silva Santos, coordenadora do Grupo Volante.

Estratégica – Os cursos fazem parte as ações estratégicas do Grupo na área de Recursos Humanos para agilizar o atendimento ao público, habilitar tecnicamente todos os servidores para o desempenho de suas funções, em especial para as atividades processuais e motivar os servidores para o bom cumprimento de suas funções.  “As mudanças implementadas pelo CNJ no Piauí não só tem dada efetividade ao trabalho como tem motivado os servidores. Apesar de simples, estamos empolgados com as mudanças realizadas”, disse o juiz Dioclésio Souza e Silva, da Vara de Fazenda Pública.

Entre as medidas implantadas para agilizar o atendimento, o presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Alencar, remanejou 42 funcionários do Tribunal para trabalhar nas Varas mais deficitárias de pessoal. Outra medida adotada pelo presidente serão as nomeações dos 20 primeiros aprovados no concurso público para Juiz de Direito Substituto, no próximo dia 4 de maio. O desembargador disse, ainda, que dará posse aos nomeados ainda no mesmo dia, em solenidade marcada para o meio dia, na sala de sessões do Tribunal Pleno, no edifício sede do Tribunal de Justiça do Piauí. Também já está em fase de licitação o edital do concurso que vai contratar 240 novos servidores para o Tribunal de Justiça do Piauí.

 

EF/SR

Agência CNJ de Notícias