A Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso oferece aos gestores das comarcas de Mato Grosso o curso “Liderança, Gestão, Coach e Workshop”, que ocorre desde segunda-feira (5/10) e seguirá até o sábado (10/10), para a primeira turma, com carga horária de 44 horas/aula. Durante toda a semana, está a cargo de profissionais qualificados ministrar palestras e dinâmicas com foco no dia a dia de cada gestor em sua respectiva comarca.
Na segunda-feira, quem conduziu o curso foi Eduardo Raslan, de Campo Grande. Ele possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas e é pós-graduado em Gestão em Marketing e publicou diversos livros. Segundo Raslan, a iniciativa buscou trazer uma autoavaliação de cada um e procurar trabalhar o reconhecimento da personalidade de cada servidor e de seus potenciais, que já foi desenvolvido e o que ainda há por desenvolver.
“A liderança é aquilo que nós já estamos lidando no dia a dia. Em todos os momentos, a principal questão é enxergar, num processo de autoavaliação, quais competências precisamos desenvolver. Todos estão muito empenhados, imersos na proposta que trouxemos e aceitando de forma muito positiva. A tendência é melhorar nas questões de organização, administração do tempo, reconhecimento do potencial dos liderados, independentemente do que se gosta ou não, mas sim como cada um se comporta. A proposta é lapidar o lado líder de cada um”, explicou.
Para a gestora da Comarca de Tapurah (MT), situada a 433km de Cuiabá, Vanilce Wagner, que há 10 anos atua na função, o curso é importante tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Ela irá repassar o que está sendo discutido aos que estão atuando na comarca.
Vanilce destacou a ação desenvolvida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em prol dos servidores. “Confesso que fico lisonjeada em participar de um curso como esse e agradeço a oportunidade. Não deixo de frisar o importante trabalho que vem ocorrendo nos últimos anos por parte da administração do Tribunal de Justiça, por parte da Presidência, em oferecer esses treinamentos. Logo que ingressei no Judiciário não tínhamos esses cursos. Isso vem somar, trazer resultado aos trabalhos, de modo a poder ofertar serviços jurisdicionais mais eficazes”, relatou.
Oportunidade – Nivaldo Lima, gestor da Comarca de Mirassol D’Oeste (MT), localizada a 300km, ressaltou que o curso é de enorme contribuição para os gestores e uma grande oportunidade que é dada a cada um dos participantes, uma vez que todos terão oportunidade não só de aprender, mas de colocar em prática tudo o que estão aprendendo. Ele divide a mesma opinião que a colega de Tapurah em relação à oportunidade que o tribunal tem proporcionado aos servidores.
“Estamos percebendo que, nos últimos anos e na atual administração, de uma forma destacada, o olhar tem sido voltado para o ser humano, de forma a levar até o servidor uma possibilidade de cada um crescer como pessoa, ser valorizado nas suas ações diárias. Nesse sentido, esse curso é de grande valia para nós gestores gerais, que temos a responsabilidade de assimilar o máximo que nos for transmitido aqui para que possamos reproduzir essa mensagem em nossa comarca a fim de que nossos servidores entendam que cada um deles tem um papel primordial dentro de sua unidade judiciária”, reforçou.
Os cursos ocorrem das 8h às 12h e 14h às 18h, até sexta-feira (9 de outubro), e das 8h às 12h no sábado.
Fonte: TJMT