Fotos da exposição em homenagem ao TJBA estão disponíveis no portal do CNJ

Compartilhe

As fotos da exposição itinerante em homenagem ao IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) já podem ser acessadas no portal eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No link “Exposição IV Centenário TJBA”, que está na página principal do Portal (www.cnj.jus.br), o usuário, além de fazer uma visita virtual pela mostra, poderá conhecer a história do primeiro Tribunal instalado no Brasil e na América.  Ao todo 31 obras do repórter-fotográfico do CNJ, Gláucio Dettmar estão disponíveis no link. Clique aqui para ver as imagens que compõem a Exposição IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia.

Fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o TJBA, a mostra faz um recorte de aspectos históricos, arquitetônicos e processuais dos 400 anos do Tribunal de Justiça baiano. A exposição foi inaugurada no dia 29 de junho no Átrio do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, onde ficou aproximadamente 10 dias. Em Salvador, as obras também ficaram expostas na Praça de Serviços do Tribunal. Na próxima quinta-feira (06/08), a mostra será levada para São Paulo (SP), onde ficará instalada no Salão dos Perdidos do Palácio da Justiça.

As obras contam a história do Judiciário baiano desde 7 de março de 1609, quando foi instalado o Tribunal da Relação do Estado do Brasil (antigo nome do TJBA). “A ideia é fazer um recorte de alguns processos desses 400 anos da Justiça baiana, trazendo os aspectos históricos para os dias de hoje”, explica Gláucio Dettmar. Algumas das fotografias retratam um casamento coletivo realizado em Salvador, com o objetivo de demonstrar a evolução do Judiciário em relação aos direitos civis.

Fazem parte da mostra fotos de documentos históricos, como a ata de reinstalação da Relação do Estado do Brasil, depois de 28 anos sem funcionar por causa da invasão holandesa de 1624, e cartas de alforria e salvo-condutos para escravos. A mostra traz ainda imagens da primeira sede do TJBA, que ficava na encosta onde hoje está o Elevador Lacerda, em Salvador. Depois de passar por São Paulo, onde fica até o dia 14 de agosto, a exposição do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia será levada para outras capitais brasileiras como Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém e São Luís. A mostra também será levada a Lisboa, capital de Portugal, onde ficará instalada na sede do Superior Tribunal de Justiça do país.

 

MB/SR
Agência CNJ de Brasília