Tem início nesta quarta-feira (26/8), em Cuiabá, o Fórum Internacional Ressocialização e Direitos Humanos com objetivo de debater temáticas como execução penal, audiência de custódia, sistema de justiça, justiça restaurativa, ressocialização e trabalho digno. O evento deve reunir 800 participantes até sexta-feira (28/8) no Teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa.
O fórum é realizado pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do estado. As atividades começam às 8h30, com credenciamento e lançamento da Revista Digital GMF, que reúne nove artigos científicos selecionados para apresentação no evento e disponibilizados na internet.
Na agenda, há lançamentos de livros sobre direitos humanos e assinatura de memorando de entendimento para promoção do trabalho decente no sistema de justiça do estado. O documento tem por objeto a conjugação de esforços com o propósito de planejar e efetivar iniciativas direcionadas à promoção do trabalho nas unidades prisionais, visando a inserção sócio profissional de pessoas em condições de extrema vulnerabilidade.
O memorando será assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Paulo da Cunha, pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, pelo governador Pedro Taques, pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e pelo diretor adjunto e oficial a cargo do escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek. Também contará com a assinatura de representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, do Ministério Público do Trabalho e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fonte: CGJ-MT