O Fórum de São Luís realizará, nesta terça-feira (12/5) e na quarta-feira (13/5), um ciclo de palestres com o tema “Sofrimento Psíquico no Trabalho”. O evento, que reunirá especialistas das áreas de direito, psicologia e psicanálise no auditório do órgão, é voltado para magistrados e servidores, estudantes universitários, profissionais das áreas afins e pessoas da comunidade. Os certificados de participação serão emitidos pela Escola da Magistratura (Esmam).
Chefe da Divisão Médica do Fórum, o oftalmologista e especialista em Medicina do Trabalho Marcondes Alberto Tavares Filho, explica que o sofrimento psíquico no trabalho é um tema muito atual, além de multidisciplinar. Ele destaca que médicos, enfermeiros, psicólogos, administradores e assistentes sociais, entre outros profissionais, se preocupam em entender os motivos do aumento no número de diagnósticos de doenças do chamado “CID F” – aquelas elencadas sob a letra “F” do Código Internacional de Doenças, referente aos distúrbios psiquiátricos.
“Síndrome de Burnout, estafa, estresse, depressão, melancolia, ansiedade, angústia e dependência química, entre outras, são situações cada vez mais comuns e nos levam a perguntar por que os trabalhadores estão sofrendo e, mais ainda, por que estão adoecendo”, diz Marcondes Filho. Segundo o médico, o objetivo do evento promovido pelo Fórum de São Luís é difundir o conhecimento por meio de palestras, mostrando diferentes visões sobre essas questões.
Depressão – O ciclo de palestra ocorrerá nos dois dias pela manhã. Será aberto nesta terça-feira (12/5), às 9h, pelo diretor do Fórum de São Luís, juiz Osmar Gomes. Em seguida, a psicóloga do Tribunal de Justiça do Maranhão e logoterapeuta Tatiana Oliveira de Carvalho ministrará a palestra “O sentido do trabalho”. A segunda apresentação da manhã, com o tema “Depressão no trabalho”, será com o chefe da Divisão de Serviço Social de Psicologia do Fórum de São Luís, psicólogo Marco Aurélio Lobato Estrela.
Na quarta-feira (13/5), a programação começa às 9h, com a palestra do psicanalista didata, sexólogo e terapeuta de família, Ernesto Friederichs Mandelli, com o tema “Trabalho e sexualidade”. Em seguida, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, José Américo de Abreu Costa, falará sobre o tema “Aspectos psicológicos na prática jurídica”.
Inscrições – Magistrados e servidores do Judiciário maranhense podem se inscrever por meio do Tutor, no Sistema Sentinela, disponível no endereço eletrônico www.tjma.jus.br. As inscrições para o público externo devem ser feitas pelo telefone (98) 3235-3231, ramal 215, na Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento da Esmam. O evento tem carga horária de 6h e o certificado será emitido pela instituição.
Fonte: CGJ-MA