Fórum de São Luís faz prevenção permanente contra o Aedes aegypti

Você está visualizando atualmente Fórum de São Luís faz prevenção permanente contra o Aedes aegypti
Compartilhe

A Divisão de Serviços Gerais do Fórum Desembargador Sarney Costa está desenvolvendo um exaustivo trabalho de limpeza e higienização da sede do órgão para manter em perfeitas condições ambientais as instalações físicas do local, e também prevenir a proliferação de agentes epidemiológicos, com destaque para o mosquito Aedes aegypti, hospedeiro dos vírus transmissores da dengue, zika e febre chikungunya. No caso específico da prevenção contra o mosquito, o chefe da divisão, Jailson Pereira, explicou que o trabalho se concentra nos dois chafarizes localizados na área externa do fórum (praça e estacionamento).

Os equipamentos que alimentam as fontes permanecem desligados para evitar o acúmulo de água. Uma vez por semana é feita a limpeza desses locais, como recomenda a Vigilância Sanitária, impedindo assim que a água fique parada e armazenada. Toda a área externa do prédio é limpa, semanalmente. Em janeiro e início de março deste ano, agentes da Vigilância Sanitária inspecionaram as dependências do fórum e não encontraram focos do mosquito. A limpeza e manutenção do fórum constituem uma prioridade da gestão atual, que tem como diretor o juiz Sebastião Lima Bonfim.

Com vistas a aprimorar o combate ao mosquito Aedes aegypti, no início deste mês o pessoal da Divisão de Serviços Gerais e Manutenção recebeu treinamento promovido pela Divisão Médica do Fórum e oferecido pela Vigilância Epidemiológica do Município de São Luís. Participaram da capacitação servidores efetivos da unidade e funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza.

Microscópios – Os participantes receberam panfletos informativos sobre os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito. Também foram disponibilizados microscópios para a observação das fases do desenvolvimento do Aedes aegypti. Lucinete Pavão Palhano, técnica de vigilância em saúde do município, que ministrou a palestra, disse que a prevenção e controle do Aedes aegypti é uma necessidade, exigindo que cada pessoa seja um agente de saúde na sua casa e na sua rua, no combate ao mosquito e às doenças causadas por ele.

A equipe da Divisão Médica do fórum, coordenada pelo chefe do setor, Marcondes Tavares Filho, organizou uma lista de verificação com as principais medidas para a localização e eliminação de focos do mosquito e determinou a sua distribuição nas unidades judiciais e administrativas do fórum. O objetivo é que os servidores respondam e indiquem eventuais focos de contaminação nas dependências do órgão.

Fonte: CGJ-MA