Fórum de Mangabeira, em João Pessoa, deverá ser modelo na Paraíba

Compartilhe

O Fórum Regional de Mangabeira, em João Pessoa (PB), onde foi implantada recentemente a Secretaria Unificada (Cartório Unificado), será transformado em “unidade judiciária modelo”, com serviço de excelência, da recepção à conclusão de processos. O projeto foi apresentado pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, durante visita ao local em 8 de fevereiro.

Fátima Bezerra informou, durante reunião com o diretor do fórum, juiz Manoel Gonçalves de Abrantes, e demais juízes das seis varas que funcionam no local, que vai disponibilizar mais juízes auxiliares, juízes leigos e servidores como forma de dar celeridade ao serviço daquela unidade judiciária, que hoje atende a um terço da população de João Pessoa.

“O motivo da visita foi ver de perto o funcionamento deste fórum, onde recentemente foi implantado um projeto piloto, que é a unificação das secretarias ou cartórios, como se diz tradicionalmente. A partir desse projeto, que está dando certo, vamos avançar para tornar esta unidade judiciária em modelo para a Justiça paraibana”, declarou a presidente do TJPB.

Servidores – Após a reunião com os juízes, a desembargadora participou de um café da manhã com os servidores da casa, onde expôs para os serventuários o projeto que propõe transformar o Fórum de Mangabeira em uma “unidade judiciária modelo”. “Fiz questão de conversar também com os servidores, porque vamos precisar do apoio e empenho de todos para alcançar tão audaciosa meta”, comentou Fátima Bezerra.

A desembargadora se comprometeu em garantir melhores condições de trabalho, mas cobrou empenho dos servidores, ao ressaltar que nenhum objetivo é atingido se não houver união de todos. “Espero que o Mangabeira corresponda às nossas expectativas”, ressaltou. O diretor do fórum destacou a importância da presença da presidente do TJPB. “A vista propiciou aos juízes e servidores a oportunidade de falar e expor as dificuldades diretamente à presidente do Poder Judiciário”, lembrou Abrantes.

A visita da presidenta também foi ressaltada pelo juiz titular da 1ª Vara Cível, Adhailton Lacet, que falou em nome dos magistrados do fórum. “Mangabeira, hoje, concentra o maior número de processos da capital. Só na segunda Vara Cível, existem vinte e sete mil processos tramitando. Com a expectativa de mais servidores, só temos que comemorar”, pontuou.

Fonte: TJPB