Nesta nova etapa de implantação do serviço de atendimento “Balcão Virtual“, instituído pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), todas as varas do Fórum de Campo Grande já estão habilitadas a atender pela ferramenta que possibilita contato com os cartórios por WhatsApp, videochamadas, além de chamadas de voz. O serviço de atendimento remoto garante uma comunicação direta das partes e dos advogados com as unidades judiciais neste momento em que, em virtude da pandemia, o acesso presencial ao prédio do Fórum ainda está restrito.
O funcionamento é similar ao atendimento presencial. As solicitações são movimentadas ao longo do horário de expediente, das 12h às 19h. Mas, caso a pessoa tenha enviado uma mensagem fora do horário de atendimento, o seu pedido terá andamento na abertura do expediente do dia seguinte, por ordem de solicitação. Para atendimento de processos que tramitam em segredo de Justiça, a parte ou representante deve apresentar um documento original com foto, comprovando a sua habilitação, para ter acesso aos autos.
Recebendo solicitações desde o dia 12 de maio, o chefe de cartório da 5ª e 6ª Varas de Família e Sucessões, Cayo Augusto Machado Rodrigues, afirma que, na prática, as pessoas optam por utilizar o atendimento via WhatsApp. Os pedidos são muito semelhantes ao balcão presencial, comenta o servidor, e a vantagem é que a pessoa recebe a informação ou tem sua solicitação atendida sem a necessidade de deslocamento.
Para quem está do outro lado do balcão, reflete o chefe de cartório, “esse atendimento remoto, sobretudo por aplicativo de mensagens, agiliza bastante o serviço da equipe, isto porque o servidor, que muitas vezes é interrompido na conclusão de um serviço para receber uma parte ou advogado, pode concluir sua tarefa e atender no momento mais oportuno”.
Cada cartório do Fórum de Campo Grande recebeu um aparelho celular para atendimento do público pelo Balcão Virtual. O link de acesso à listagem dos contatos está disponível na página principal do portal do TJMS, junto aos telefones e endereços eletrônicos de cada unidade judiciária.
A medida já está em funcionamento em 100% do Centro Integrado de Justiça (Cijus) e promove a celeridade e a eficiência na prestação jurisdicional e administrativa e decorre da necessidade de manutenção de um canal de comunicação entre os jurisdicionados e as unidades jurisdicionais durante o horário de atendimento ao público, mesmo em tempos de pandemia.
Fonte: TJMS