Fórum Central do TJRJ ganhará mais um edifício

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio  de Janeiro (TJRJ) , desembargador Luiz Zveiter, aprovou na última terça-feira ( 20 /10) , o projeto para a construção de mais um prédio que vai integrar o Complexo do Judiciário: a Lâmina Central. O prédio será construído em cima de onde funciona atualmente a Escola de Administração Judiciária (ESAJ), na parte central da edificação que inclui as Lâminas I e II. “Não haverá interferência no dia-a-dia do Fórum Central, já que o prédio será construído em cima dos andares já existentes”, explicou o desembargador Luiz Zveiter.

 

O novo edifício acomodará a sala de sessão do Tribunal Pleno, três salões para os Tribunais do Júri e mais dois andares com 2.098 metros quadrados cada, que servirão para ajudar na realocação das serventias. O objetivo é melhorar o espaço físico para os funcionários do TJRJ que trabalham no Fórum Central e para os milhares de usuários que circulam por seus corredores.

“A cara do Judiciário é o primeiro grau. Por isso, é preciso oferecer condições de trabalho dignas aos funcionários e Magistrados”, ressaltou o presidente do TJRJ, acrescentando que pretende reformar as varas, dando melhores condições de trabalho e de atendimento aos advogados e às partes, trazendo para o Fórum Central as serventias que atualmente funcionam no prédio do Jockey, localizado na Avenida Almirante Barrosso, 139, no Centro.

Para atender com qualidade a demanda diária, a Lâmina Central será construída de acordo com a lei federal 10.098, que estabelece normas para a promoção da acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Com a aprovação do presidente do TJRJ, o projeto entrará em fase de licitação e a previsão é que a sala de sessão do Tribunal Pleno seja inaugurada no dia 8 de dezembro de 2010, em comemoração ao Dia da Justiça.

Devido ao novo projeto, a nova Lâmina IV abrigará as Câmaras Criminais, os gabinetes dos desembargadores titulares e dos desembargadores itinerantes bem como a 2ª Vice-presidência. Já a Lâmina V será um Prédio Inteligente com estrutura moderna na área de Tecnologia da Informação, dotada de um Centro de Gerenciamento de Crise e de uma Central de Monitoramento que irá permitir a vigilância e controle das atividades em todos os prédios do Poder Judiciário no Estado em tempo real.

 Fonte:TJRJ