Força-tarefa da Justiça Eleitoral faz jornada no interior da Bahia

Compartilhe

Após o encaminhamento de 603 processos pendentes nos cartórios de Feira de Santana, Capim Grosso, Juazeiro e Paulo Afonso, relativos a prestação de contas de campanhas eleitorais, equipes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) se deslocaram a novos municípios. Até 31 de agosto, as esquipes estarão transitando por Nazaré (30ª Zona Eleitoral) e Valença (31ª ZE) para mais uma empreitada. Foi objetivando dar maior celeridade aos processos eleitorais que a corte eleitoral baiana constituiu grupos de força-tarefa para prestar apoio a cartórios no interior do Estado.

Na segunda quinzena de setembro, entre os dias 16 e 27, será a vez de Amargosa (36ª ZE), Carinhanha (125ª ZE), Itaberaba (42ª ZE) e Itaetê (168ª ZE). A princípio, a ação se estenderá até o fim do mês de novembro e a iniciativa visa atender às metas nacionais do Poder Judiciário monitoradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após pesquisa minuciosa, a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia constatou grande número de processos não finalizados em alguns cartórios do interior. Os casos de prestações de contas eleitorais representam o maior quantitativo, mas também foram catalogadas ações relativas a investigações judiciais, execuções fiscais, representações e regularização cadastral de eleitores, entre outras.

O Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Juiz Josevando Andrade, destacou que se trata “de um esforço conjunto de servidores, juízes e promotores da Justiça Eleitoral não só em prol do cumprimento de metas do CNJ, mas, principalmente, para o aprimoramento dos serviços eleitorais e melhor atendimento ao público”. As forças-tarefa são compostas por servidores do TRE-BA com experiência nas áreas jurídica e cartorária. Além de auxiliarem nos procedimentos para o julgamento desses processos, eles estão encarregadas de fazer um levantamento das necessidades (materiais e humanas) das Zonas Eleitorais que serão visitadas.

Fonte: TRE-BA