Fonajus Itinerante conhece ações da Justiça de Pernambuco sobre litigância em saúde

Você está visualizando atualmente Fonajus Itinerante conhece ações da Justiça de Pernambuco sobre litigância em saúde
Fonajus Itinerante em Pernambuco - Foto: Assis Lima/Ascom TJPE
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, nesta quinta-feira (5/9), em Recife, a segunda edição do Fonajus Itinerante, ação do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde que busca a cooperação institucional, a capacitação e o diálogo para melhor qualificar as demandas judiciais de assistência à saúde.

Pela manhã, integrantes do Fórum estiveram no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde foram recebidos pelo presidente da corte, desembargador Ricardo Paes Barreto, e apresentados às ações desenvolvidas no tratamento desses processos. Atualmente, tramitam em Pernambuco 32.429 ações na área de saúde.

Supervisora do Comitê Executivo Nacional do Fonajus, a conselheira Daiane Nogueira destacou o trabalho do TJPE na efetividade de processos judiciais e na prevenção de conflitos relativos tanto na saúde pública quanto na suplementar.

“A gente verifica que o tribunal tem implementado as políticas do CNJ, como o Núcleo de Justiça 4.0 especializado para a área da saúde. Além disso, foi criado recentemente o Cejusc Saúde, que é uma das políticas prioritárias para buscar a resolução consensual dos conflitos na área”, observou a conselheira. Segundo ela, o tribunal atua ativamente no combate à fraude e à litigância predatória também nas ações de saúde.

Ainda pela manhã, os integrantes do Comitê Executivo Nacional do Fonajus, entre eles o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Von Adamek, o juiz do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) Clênio Schulze e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Lívia Peres estiveram em reunião no Tribunal Federal Regional da 5.ª Região (TRF-5) e em encontro com membros do Comitê Estadual de Saúde.

Nesta sexta-feira (6/9), das 9h às 12h, o Fonajus itinerante promove o Seminário Desafios e Perspectivas da Judicialização da Saúde. No período da tarde, serão ministradas oficinas a magistrados e membros do Natjus.

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJPE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária