FestLabs Nordeste abre com foco no futuro do Judiciário

Você está visualizando atualmente FestLabs Nordeste abre com foco no futuro do Judiciário
Compartilhe

Teve início, nesta quinta-feira (24), no Hotel Luzeiros, em São Luís (MA), o 1.º FestLabs Nordeste 2025, evento regional que integra o movimento nacional pela inovação no Judiciário. A abertura oficial foi marcada por discursos inspiradores de lideranças do sistema de justiça e pela defesa da construção de um Judiciário mais acessível, eficiente e conectado com a sociedade.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ), com organização do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o TRT da 16.ª Região (TRE-MA) e a Seção Judiciária do Maranhão (TRF-1/MA).

Conselheira Daniela Madeira na solenidade de abertura do 1.º FestLabs Nordeste. Foto: Ribamar Pinheiro

A palestra magna de abertura do 1.º FestLabs Nordeste 2025 foi conduzida pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza federal Daniela Bandeira, que destacou a importância estratégica dos laboratórios de inovação no fortalecimento do Judiciário brasileiro. Segundo ela, os laboratórios começaram a ser implementados em 2021 e ainda são estruturas recentes, que precisam ser fortalecidas. “A ideia foi construir esses festivais em cada região do nosso país”, explicou, ressaltando o papel do Maranhão como pioneiro na realização do evento.

A conselheira também frisou que o momento é propício para impulsionar a inovação, especialmente no contexto pós-pandemia. “É muito importante dar voz aos laboratórios de inovação neste momento, principalmente depois da pandemia, quando tivemos uma mudança muito grande para o eletrônico”, disse. Ela lembrou ainda que, como reflexo direto desse período, por exemplo, o Judiciário passou a adotar práticas antes impensáveis, como a audiência telepresencial.

Ainda durante a abertura, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ressaltou a importância da colaboração entre tribunais e a valorização de experiências já consolidadas no país. “Durante esses dois dias, magistrados, magistradas, servidores, servidoras e especialistas de diversos tribunais nordestinos premiados, reconhecidos nacionalmente ou internacionalmente, vão compartilhar experiências, boas práticas e soluções criativas para os desafios do Judiciário”, afirmou. “Será um momento de troca, de aprendizado e construção conjunta de um Judiciário pós-moderno, acessível e eficiente”.

Já o presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, destacou a necessidade urgente de repensar posturas e adotar uma cultura de inovação. “Estamos vivendo um momento de encruzilhada. É um momento em que ficamos em estado de perplexidade de saber para onde nós vamos. O que não podemos manter é uma postura contrária à inovação”, disse. Ele reforçou a importância de ouvir os servidores da linha de frente: “Esta é uma oportunidade rara para ouvirmos a base, a ponta, quem está no dia a dia fazendo o serviço da Justiça”.

A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), desembargadora Sônia Amaral, trouxe à tona uma perspectiva mais ampla sobre o conceito de inovação. Ao lembrar a iniciativa de incluir o serviço de primeiro registro civil em maternidades maranhenses, ela destacou que “a inovação não se resume à tecnologia. A inovação é inclusiva e, por ser inclusiva, ela não vê idade. A Justiça precisa se reinventar, e estamos fazendo uma revolução que é silenciosa, mas que terá excelentes frutos para a sociedade brasileira”.

Além das autoridades já citadas, participaram da mesa de abertura a presidente do TRT da 16.ª Região, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, juiz federal George Ribeiro da Silva. O evento também teve a presença do coordenador do Toada Lab (Laboratório de Inovação do TJMA), juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS

O FestLabs Nordeste 2025 segue com ampla programação nos dias 24 e 25 de abril, incluindo painéis, oficinas e exposições de projetos inovadores desenvolvidos por laboratórios de tribunais nordestinos.

Acesse a programação completa

Acompanhe ao vivo
Dia 1: https://www.youtube.com/live/1ianklxUWxE

Dia 2: https://youtube.com/live/oCIKO10tFQY?feature=share

Fonte: TJMA
Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados