Fábrica Escola expõe artesanatos de ex-detentos no Ceará

Compartilhe

O Projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida, uma parceria do Poder Judiciário cearense com instituições públicas e privadas, está promovendo a segunda exposição dos trabalhos artesanais de ex-detentos do sistema carcerário. O evento ocorre todas as sextas-feiras do mês de julho no shopping Center Um, no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE).

O objetivo é oferecer oportunidades de reinserção social aos apenados. Ao todo, 15 ex-detentos estão participando com a supervisão dos artesãos da Associação Mãos que criam. Eles cumprem pena no regime aberto, semiaberto e liberdade condicional. Uma parte da renda arrecadada será destinada ao custeio da reposição do material utilizado nos produtos e a outra parte ficará com os ex-detentos.

O Fábrica Escola é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), entre outras instituições públicas e privadas.

Inaugurado em 3 de abril deste ano, funciona na avenida Dom Manuel, em Fortaleza. No local, são desenvolvidas diversas atividades, como educação básica, capacitação profissional, assistência médica, psicológica e jurídica.

Fonte: TJCE