Fórum de Palmas alcança 90% de acordos

Compartilhe

 

Segundo balanço parcial das audiências realizadas nos dois primeiros dias da mobilização da Semana Nacional da Conciliação no Fórum de Palmas, cerca de 90% das audiências resultaram em acordos. Só nas Varas de Família, onde o volume de processos é maior, das 13 audiências realizadas na 1ª Vara 12 terminaram em acordos.

A partir desta quarta-feira (5/12), a previsão é que os resultados melhorem ainda mais, já que as 2ª e 3ª Varas de Família dão início às suas respectivas audiências. Até então, apenas a 1ª Vara vinha atuando. Para hoje estão previstas 35 audiências. A partir de hoje também os trabalhos vão contar com o apoio de dois psicólogos.

No Juizado Criminal, das sete audiências realizadas nesta terça-feira (4/12), duas resultaram em acordos. Na segunda, sete foram remarcadas. Em Taquaralto, das

16 audiências ocorridas, 16 terminaram em acordos. Já na região Sul, das 23 audiências, quatro tiveram acordos homologados.

No Fórum da Capital, as atividades de organização, monitoramento e conciliação estão sendo desenvolvidas por Paulo Beli, Rodrigo Almeida e Danton Vampré. Em Taquaralto, esse trabalho está sendo desempenhado por cinco profissionais, sendo um contratado e quatro voluntários.

Uma das inovações da semana este ano na capital é que, ao chegarem no Fórum de Palmas, as partes são orientadas pelos monitores, que depois os encaminham para os locais das audiências. Enquanto aguardam para a realização dos processos, as partes têm ainda a oportunidade de assistirem a vídeos e filmes educativos.

Paulo Beli explica que a constante mudança de endereço por parte de pessoas envolvidas em processos, muito comum em Palmas, principalmente na periferia, tem sido um dos problemas para a realização das audiências durante a semana, uma vez que não há como localizar as partes. No entanto, ele acredita que a semana terá resultados positivos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TJTO)