Extravio de bagagens e atraso de voos no MT marcam conciliações

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Audiências de conciliação dos clientes com a Avianca e a Oceanair tiveram início na segunda-feira (20/5), na Central de Conciliação e Mediação de 1º Grau de Cuiabá, localizada no Fórum da Capital. Foram colocados em pauta 228 processos a serem conciliados até esta quinta-feira (23/5), com atendimentos feitos por quatro bancas, das 8h às 12h. Voo atrasado ou antecipado, extravio de bagagem e mau atendimento estão entre as principais reclamações dos clientes das companhias aéreas.

A expectativa é de que esse mutirão obtenha índices semelhantes aos registrados naqueles que já foram realizados, que obtiveram entre 60% e 80% de acordos. O advogado Anderson Figueiredo decidiu fazer acordo com a Avianca para acelerar o resultado de um processo que ele moveu contra a empresa. “Sempre queremos um resultado melhor, mas como em uma conciliação cada parte tem que ceder, preferi o consenso”, afirmou ele, ao acrescentar que o seu processo já estava concluso para sentença.

Figueiredo informa que entrou com ação na Justiça por conta de uma reprogramação do horário do voo, que teria quatro horas de atraso, e mesmo assim não foi cumprida. “Voltava de uma viagem de São Paulo para Cuiabá acompanhando meu pai, que tinha passado por uma cirurgia, e nesse período de espera no aeroporto não recebemos nenhum tipo de assistência da empresa”, lembra.

Oportunidade – Para a advogada do departamento jurídico da Avianca, Renata Gomes Lourenço, as audiências de conciliação são uma oportunidade para a empresa e os clientes chegarem a um resultado positivo para as duas partes. “É o momento também em que podemos reafirmar e mostrar que muitos fatores externos, como intempéries, por exemplo, influenciam nos atrasos de alguns voos”, disse.

“O objetivo da conciliação é dar celeridade ao processo e colocar um fim ao litígio, onde se troca a cultura da sentença pela cultura da pacificação”, reafirmou a coordenada da Central de Conciliação, juíza Adair Julieta da Silva. A magistrada informou que já estão programados mais três mutirões para o mês de junho a serem realizados na Central de Conciliação. São eles: Iuni (3 a 6), Gol Linhas Aéreas (10 a 14) e DPVAT (17 a 21). Ainda para junho, na segunda quinzena, deverá ocorrer, nos bairros, o mutirão para renegociação dos débitos tributários dos contribuintes da prefeitura de Cuiabá.

Fonte: TJMT