Há 70 anos era instituída a Justiça do Trabalho no Brasil. O ano era 1941 e Mato Grosso foi contemplado com duas juntas de conciliação e julgamento: uma em Cuiabá e outra em Corumbá. De lá para cá, a justiça trabalhista mato-grossense consolidou-se como uma das mais céleres de todo o judiciário brasileiro, conforme relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 31 de março, posição que alcançou com os esforços de magistrados e servidores ao longo dessas sete décadas e que hoje atuam em suas 19 varas no interior do estado, nove na Capital e no Tribunal Regional do Trabalho. Para contar essa trajetória, o TRT fará a exposição de seu memorial a partir desta segunda-feira (18) na praça central do Pantanal Shopping, em Cuiabá.
A ideia é dar oportunidade ao cidadão, mesmo aquele que nunca recorreu à Justiça do Trabalho, de conhecer e entender a importância desse ramo do judiciário no processo de formação da cidadania, de garantia de direitos e de pacificação social.
O público que visitar o local fará uma viagem no tempo através do acervo composto pela ata da sessão de instalação da justiça do trabalho em Mato Grosso, mobiliário utilizado em diferentes épocas nas unidades do judiciário trabalhista, além de fotos e documentos históricos.
A exposição será aberta às 11 horas desta segunda-feira e permanecerá à disposição da sociedade mato-grossense até o dia 1º de maio, data exata em que a Justiça do Trabalho comemora seus 70 anos de instalação.
O que: Exposição do Memorial da Justiça do Trabalho
Quando: A partir das 11h desta segunda-feira (18)
Onde: praça central do Pantanal Shopping
Fonte: Coordenação de Comunicação TRT/MT