Experiências são compartilhadas por TRFs

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Experiências são compartilhadas por TRFs
Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) recebeu , em seu estande na Rio+20, uma equipe de servidores responsáveis pela gestão ambiental e social do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região (TRF2), que tem sede no Rio de Janeiro. Na ocasião, as gestoras ambientais Teresinha Ribeiro e Fernanda Morais palestraram sobre os programas desenvolvidos pela 2ª Região. Fazem parte das iniciativas sustentáveis do tribunal carioca a coleta seletiva de lixo reciclável e materiais perigosos, o treinamento operacional dos prestadores de serviço, as campanhas de conscientização dos servidores, o uso de papel com certificado de madeira de reflorestamento e o controle para um consumo ecosuficiente de veículos oficiais.

A diretora da Biblioteca do TRF2, Débora da Costa, apresentou a política de acessibilidade implantada na biblioteca do tribunal do RJ. “Oferecemos local de atendimento especial para deficientes físicos, piso táctil, aparelho de produção e impressão em braile, softwares de  acesso para deficientes visuais, folheador automático de livros, ampliador de imagens, bem como capacitação para que os nossos técnicos possam prestar um bom atendimento”, explicou a diretora.

O coordenador da Web do TRF2, Lorenzo Rodrigues, falou sobre como a Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação está atuando em relação à Lei de Acesso à Informação. “Está havendo uma mudança de paradigmas. O sigilo de dados é que se transformou em exceção. Isso provocará uma mudança na gestão da informação”, afirmou Rodrigues. Segundo ele, toda a informação pública precisa ser produzida, gerenciada e disponibilizada para os cidadãos.

O gestor ambiental da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, José Antônio Berta Antunes, fez um relato da experiência de sustentabilidade na 4ª Região. Ele explicou aos servidores do Rio de Janeiro como foram conduzidos os programas de descarte e reciclagem do lixo na 4ª Região, os resultados obtidos e a mudança de cultura ocorrida entre magistrados e servidores.

Do TRF 4