O Judiciário do Piauí já atingiu 23% da Meta 2, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (21/08). Do total de 53 mil processos da 1ª instância e 1.300 da 2ª instância, relacionados à Meta 2 ( ajuizados até 2005 e ainda não julgados), já foram julgados 12.484. No primeiro grau foram 11.826 processos da justiça comum e 915 dos Juizados Especiais. No segundo grau o percentual alcançado revela que a Meta será cumprida antes do prazo, ou seja, no dia 17 de dezembro. Foram julgados 658 processos, um pouco mais de 50% do total.
As estratégias do Judiciário do Piauí para agilizar o julgamento dos processos da Meta 2 foram explicados à imprensa do estado nesta sexta-feira pela juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria da Conceição da Silva Santos, coordenadora do Programa Integrar. Segundo a magistrada, os processos das Varas Criminais e do Tribunal Popular do Júri serão priorizados, com a expectativa de realizar até 2.200 audiências de réus presos até o final do ano. Juízes e servidores também estão sendo convocados para reforçar o trabalho que será ampliado através de expediente em horários alternativos e finais de semana. “A idéia é otimizar ao máximo o tempo para atingirmos a Meta”, disse. A juíza está em Teresina para verificar rotinas de trabalho que foram introduzidas pelo Programa Integrar durante os meses de março e abril deste ano, quando o Programa foi executado, de forma pioneira, no judiciário piauiense.
Além disso, os magistrados que não têm processos da Meta 2 vão ajudar nas varas e comarcas que precisam de maior atenção e os juízes substitutos ajudarão realizando audiências em comarcas do interior. “São menos de quatro meses a partir de agora e o que estamos sentindo é um otimismo grande de todos que fazem o judiciário do Piauí”, completou a juíza Maria da Conceição. Entre as ações, está o início do esforço concentrado na 1ª, 3ª e 4ª Varas Criminais e na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, a partir da próxima semana e por tempo indeterminado. A equipe de servidores do CNJ, coordenada pela juíza, vai sitar, também, as comarcas de Picos e Oeiras para auxiliar nos trabalhos.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Nonato Alencar, renovou o compromisso do Poder Judiciário do Piauí nessa parceria com o CNJ para alcançar os melhores índices possíveis da Meta 2. “ Nós não temos dúvida de que aqui no Piauí estamos muito empenhados e comprometidos com todas as estratégias para alcançar a Meta 2 “, disse o presidente.
Fonte: TJPI