A Escola de Administração Judiciária do Distrito Federal – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro promoveu nessa terça-feira, 11/12, encontro comemorativo para marcar o encerramento das atividades de 2012 do programa “Carreira da Magistratura do TJDFT – Iniciação e Desenvolvimento”. O programa, que neste 2º semestre de 2012 contou com a participação de 27 magistrados recém-empossados, tem o objetivo de promover a ambientação dos juízes substitutos para uma atuação segura durante a carreira no Tribunal de Justiça.
Durante as 620 horas-aula do programa, distribuídas ao longo de cinco meses letivos, os novos magistrados tiveram a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e habilidades através de atividades práticas e teóricas sobre a realidade jurisdicional do Distrito Federal. Da carga horária total do programa, 401 horas-aula são destinadas à prática judiciante nos Cartórios Judiciais da Circunscrição Judiciária de Brasília, sob a coordenação de um juiz de Direito titular. As 219 horas restantes são destinadas ao estudo de matérias relevantes para o desenvolvimento da atividade da magistratura. Entre as disciplinas, destacam-se: Audiências Simuladas; Sistemas Informatizados de 1ª Instância; Elaboração de Decisões, Sentenças e Despachos; Práticas Cartorárias; Técnicas de Conciliação; Análise Econômica do Direito; A Interpretação Judicial do Direito e o Positivismo Jurídico; Psicologia Judiciária; Sociologia Jurídica; Filosofia Jurídica; Ética; Deontologia do Magistrado. Os encontros promovidos pelo programa incluem, ainda, visitas ao Complexo Penitenciário da Papuda e ao Instituto de Criminalística.
O programa, de caráter permanente, atende as diretrizes estabelecidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM e é o segundo oferecido pela Escola de Administração Judiciária aos magistrados recém-empossados. O primeiro foi realizado entre os meses de outubro de 2009 e março de 2010, quando 33 magistrados participaram das atividades.
Do TJDFT