Estudantes tiram título no projeto “Juventude, Voto e Cidadania”

Compartilhe

Os estudantes do 9º ano do Centro Integrado de Educação (EPC), localizado em Águas Claras, passaram por uma experiência diferente na tarde desta segunda-feira (9/4). Em visita à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), através do “Projeto Juventude, Voto e Cidadania”, os alunos passearam pela Corte, conheceram o seu Memorial e assistiram a palestra que falou sobre a importância do voto e do exercício da cidadania.

Implantado no TRE em 2006, o “Juventude, Voto e Cidadania” visa conscientizar estudantes entre 14 e 18 anos acerca dos seus direitos, deveres, transmitindo conceitos sobre Democracia. Escolas interessadas em participar do projeto podem se inscrever entrando em contato através do e-mail sju-cojud@tre-ba.gov.br ou telefone (71) 3373-7154.

Primeiro título – Além de adquirir o conhecimento sobre a história do Tribunal, os alunos da EPC, todos com 16 anos, tiveram ainda a oportunidade de tirar o título de eleitor, demonstrando a precoce consciência política. Jeferson, 16 anos, contou sobre o que o motivou a fazer o documento. “Decidi fazer o título para ser cidadão, para exercer mais um direito”. Pablo, de 13 anos, lembrou o que aprendeu com o projeto. “Aprendemos a ter uma visão um pouco crítica de quem a gente vai votar e saber um pouco sobre essa pessoa”.
 
O projeto vem se mostrando de fundamental importância para o conhecimento de jovens cidadãos, que desde cedo começam a despertar a consciência acerca dos seus direitos. Professora de História do Centro, Carla Monteiro refletiu sobre como o projeto pôde contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

Depois da visita, a educadora disse que “conseguiu mostrar aos meninos a importância do voto como direito, e não apenas como dever”.”Queremos inserir essa cidadania na realidade dos alunos, apesar de alguns ainda não votarem, eles podem levar essa consciência para dentro de casa”, pontuou.

Do TRE-BA