Equipes do Judiciário alagoano destacam importância do Balcão Virtual

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Foto: Arquivo pessoal
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O Balcão Virtual foi implantado no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) há pouco mais de 10 dias e já apresenta resultados satisfatórios, de acordo com as equipes envolvidas. A iniciativa, que utiliza o aplicativo WhatsApp, garante atendimento imediato ao público em todas as unidades judiciárias do estado, por videochamada.

Acesse aqui a lista de números e links do Balcão Virtual do TJAL

A chefe de secretaria da 18ª Vara Cível de Maceió, Karina Nakai, explica como era o atendimento antes e o que mudou com a ferramenta. “As pessoas ligavam convencionalmente e também mandavam muitos e-mails. Agora, com o Balcão Virtual, a gente deu uma organizada melhor na forma de atendimento e está dando prioridade aos atendimentos por videochamadas.”

Para Karina, a solução aproxima o Judiciário da população. “Eu acho que esse Balcão Virtual veio pra ajudar muito nesse estreitamento de distância. Dá uma sensação de melhor atendimento, eu acredito. O usuário sente que a Justiça está, sim, com as portas abertas.”

José Márcio de Oliveira é o chefe de Secretaria da 16ª Vara Cível da capital e explica que a principal demanda recebida nos atendimentos são pedidos de andamento nos processos. “As partes e advogados requerem o andamento. O advogado sempre gosta de falar vendo, pra ver que realmente está atuando. A gente anotando, talvez alguns achem que a gente não está dando procedimento. Todos os telefonemas que eu recebo, eu procuro dar cumprimento no mesmo dia.”

O serviço foi implementado com a participação da Presidência do TJAL e da Corregedoria-geral de Justiça. “Os benefícios são diversos. Vão desde a desnecessidade de locomoção física até a qualidade do atendimento”, observa o presidente do TJAL, Klever Loureiro. Para o corregedor-geral, Fábio Bittencourt, o Balcão Virtual não será útil apenas durante a pandemia da Covid-19. “É uma ferramenta que terá grande utilidade neste período de distanciamento social, não obstante, também poderá ser utilizado em momento posterior, representando mais um passo na crescente digitalização das atividades do Poder Judiciário.”

Os números do Balcão já estão disponíveis no endereço www.tjal.jus.br/balcaovirtual. Ligações por voz podem ser realizadas quando houver dificuldades técnicas para a videoconferência. Na hipótese de ser inviável tanto chamadas de vídeo quanto de voz, o servidor ou servidora designada deverá responder por meio de mensagens de vídeo, voz ou texto, em tempo razoável.

O Balcão Virtual não substitui os sistemas de processos eletrônicos do Tribunal, sendo vedado seu uso para o protocolo de petições.

Fonte: TJAL