Equipe do CNJ fala no TJRN sobre planejamento estratégico

Compartilhe

O Encontro realizado em Natal entre os magistrados e o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, ocorrida nesta sexta-feira (14/08) contou ainda com palestras de lideranças do CNJ sobre administração pública, experiências exitosas dos tribunais e planejamento estratégico.

 O secretário geral do CNJ, juiz Rubens Curado, falou da necessidade de cada tribunal realizar um levantamento estatístico, para conhecer melhor sua estrutura e poder aplicar, em seguida, um plano de gestão ? “Se ocorrer um aumento de 15% na produtividade, durante 5 anos, podemos zerar a taxa de congestionamento?, esclareceu.O secretário falou sobre os encontros nacionais do Judiciário. “Anualmente, ocorrem Encontros Nacionais do Judiciário, no qual presidentes de todo o país se reúnem com o objetivo de traçar um planejamento estratégico, buscando uma justiça cada vez mais célere e efetiva?.

A juíza auxiliar do CNJ, Salise Sanchotene, exemplificou algumas experiências de sucesso aplicadas nos Tribunais do país. Uma delas foi a criação de um núcleo de conciliação no Amazonas. “Mutirões de conciliação, parcerias com outras instituições para melhorar determinado serviço e a elaboração dos planos de ação, são iniciativas importantes”.

“Analisar o ambiente, definir a missão e os valores da instituição, além do que se deseja para o futuro são passos importantes no desenvolvimento de um planejamento estratégico nos Tribunais”, destacou Ana Chaer, coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico do CNJ.

Fonte: TJRN