Mutirões processuais foram realizados durante 2015 inteiro em várias esferas do Judiciário cearense, e a medida foi aprovada por 63% de internautas que visitaram o site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nas últimas semanas. Em enquete disponibilizada no portal, 241 participantes indicaram que os mutirões são positivos por acelerarem a resolução de causas.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), por exemplo, realizou cinco mutirões do Seguro DPVAT durante o ano, totalizando 2.425 audiências realizadas. Em novembro, houve também a X Semana Nacional da Conciliação, que mobilizou comarcas de todo o estado. Em cinco dias, foram 13.697 audiências e 5.656 acordos.
A violência contra a mulher também esteve na pauta dos mutirões. Durante a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, com três edições no ano passado, foram movimentados 2.599 processos no Ceará. Apenas 34% dos votantes acreditam que mutirões têm pouco impacto na tramitação de processos e 4% não têm opinião sobre o assunto.
Fonte: TJCE