Encontro nacional do Começar de Novo será realizado em São Paulo

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) realizam, nos dias 5 e 6 de setembro, o primeiro Encontro Nacional do Começar de Novo – programa do CNJ criado em 2009 para mostrar à sociedade a importância da capacitação e do emprego para a ressocialização de presos e egressos do sistema carcerário. O programa, ao mesmo tempo, contribui para a articulação de parcerias com a iniciativa privada que permitem a contratação destes apenados.

O encontro, que terá participantes de todo o país, consistirá no primeiro evento a reunir grupos de monitoramento do Começar de Novo e empresários. Os debates contarão com a participação, também, de membros do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público, da Defensoria Pública , além de representantes da sociedade civil organizada.  

Reinserção social –
Para Luciano Losekann, juiz auxiliar da presidência do CNJ, o Começar de Novo oferece a oportunidade de o empresariado participar do processo de reinserção social e redução dos índices de reincidência. “O programa começou tímido, mas em pouco tempo demonstrou a sua relevância do ponto de vista social. Pode-se dizer que estamos num patamar intermediário em que precisamos expandir a iniciativa mostrando que com cuidado, critério e dedicação é possível incrementar a qualificação e intensificar o uso da mão de obra prisional”, explicou.

Toda a programação tem o intuito de mostrar aos empresários as vantagens de capacitar e contratar mão de obra prisional. Durante o evento, eles poderão conhecer detalhes e tirar dúvidas sobre todas as modalidades possíveis de participação no programa. Os próprios empreendedores vão relatar experiências bem sucedidas adquiridas com o Começar de Novo. Além das palestras, estão previstas exibições de vídeos e apresentações das atividades desenvolvidas pelos presos.  

Patrícia Costa
Agência de Notícias CNJ