Encontro do Judiciário em Santa Catarina se realiza nesta terça-feira

Compartilhe
Terça, 11 de Novembro de 2008

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Oliveira Filho, abriu nesta terça-feira (11/11) os trabalhos do Encontro Regional do Judiciário, evento coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne em Florianópolis dirigentes dos principais órgãos do judiciário de Santa Catarina e Paraná. Sob a condução dos conselheiros Joaquim Falcão, Felipe Locke Cavalcanti e Jorge Maurique, a reunião de trabalho busca conhecer a realidade do Judiciário na região, a partir da identificação de boas práticas desenvolvidas assim como principais dificuldades enfrentadas na distribuição da justiça ao cidadão. 

“Queremos criar marcos para o desenvolvimento global do Poder Judiciário”, pontuou o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti, ao anunciar a dinâmica do evento. Segundo ele, a intenção do CNJ é descentralizar e difundir boas práticas entre os diversos órgãos que compõem o Judiciário nacional. Para a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Gabriela Carina Knaul Albuquerque e Silva, é necessário conhecer a diversidade para ver o que cada unidade tem em comum, tanto aspectos positivos como negativos. “A partir daí sim poderemos partir para um planejamento geral”, explicou a magistrada.  

Os encontros regionais iniciaram em setembro deste ano e seguem até o final deste mês. Ao término de cada encontro, após a exposição dos presidentes dos órgão envolvido, é elaborado um documento com todas as reivindicações e sugestões de melhoria apresentadas. As propostas colhidas junto aos dirigentes do Sul serão incorporadas ao documento final que vai consolidar as sugestões apresentadas em todas as reuniões regionais para traçar um retrato do Judiciário nacional.  

O balanço será apresentado no Encontro Nacional do Judiciário, a ser realizado em 16 de fevereiro do próximo ano, em Belo Horizonte. A reunião segue até às 18 horas desta terça, quando será divulgada a “Carta de Florianópolis”, documento final do Encontro Regional do Judiciário.  

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJSC