A garantia da confiabilidade, autenticidade e acesso pelos sistemas de gestão de processos e documentos digitais, não-digitais ou híbridos da Justiça serão tema do Encontro sobre o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário brasileiro (MoReq-Jus). O evento será realizado nesta quinta (24) e sexta-feira (25/3), a partir das 10h, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
Organizado pelo grupo de trabalho para atualização do Moreq-Jus e pelo Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), o encontro traz especialistas para discutir as condições que devem ser observadas para produção, tramitação, guarda, armazenamento, preservação, arquivamento ou recebimento de documentos sob a responsabilidade do Judiciário. A pauta inclui o aprimoramento MoReq-Jus à luz de novas tecnologias como inteligência artificial, armazenamento em nuvem e blockchain.
A gestão de documentos é um dos principais desafios do Judiciário contemporâneo e se relaciona com o processo de digitalização previsto no Programa Justiça 4.0. E, por não estar restrita às unidades de arquivos, envolvendo todas as equipes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu um grupo de trabalho para atualização do Moreq-Jus. O modelo atual, que vigora desde 2009, já previa a necessidade de aprimoramento constante. A questão estará novamente em debate no período de 27 de junho a 1º de julho, em evento promovido pelo grupo de trabalho.
Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias
Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube (dia 24)
Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube (dia 25)