Encontro de pretendentes à adoção é realizado em Arcoverde

Compartilhe

A Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, promove nesta sexta-feira (17/10) e no sábado (18/10) o 1º Encontro de Pretendentes à Adoção da comarca. Na ocasião, 35 pessoas que se cadastraram previamente assistirão a palestras e receberão orientações acerca do processo de adoção. O juiz titular da Vara, Draulternani Melo Pantaleão, coordena o evento, que será realizado no auditório do Colégio Cardeal Arcoverde.

Promovido com parceria com o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção do Vale do Ipojuca (Geadip), o encontro reunirá interessados na adoção que vivem em quatro municípios: Arcoverde, Buíque, Custódia e São Bento do Una. Além de fornecer informações seguras sobre o processo, o objetivo é sensibilizar os pais e ampliar o olhar sobre as crianças ou adolescentes que poderão ser adotados.

A promoção do encontro segue o que determina a Nova Lei de Adoção (Lei nº 12.010, de 2009). “Essa etapa é necessária para preparar e habilitar os pretendentes à adoção, para sensibilizá-los e dar sustentação em relação às responsabilidades que envolvem o ato de adotar. Dessa forma, fomentamos na sociedade o conhecimento sobre o trabalho da Vara de Infância e Juventude, já que muitas pessoas ainda não sabem que existe esse apoio institucional”, explicou o juiz Draulternani Pantaleão, coordenador do evento.

Pilares – Na sexta-feira (17), serão apresentados os trâmites legais da adoção, assim como explicações sobre o papel da Justiça e das instituições envolvidas no processo de habilitação e adoção. Já a programação do sábado (18) inclui discussão sobre os pilares da adoção, como o afeto e a legalidade, a construção da filiação adotiva e sobre onde estão e quem são as crianças e os adolescentes adotáveis.

Fonte: TJPE