Empossados novos defensores públicos em Minas Gerais

Compartilhe

A Defensora Pública-Geral do Estado e Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), Andréa Tonet, empossou, nesta quarta-feira (11), 50 novos Defensores Públicos estaduais aprovados no VI Concurso de Ingresso na carreira. A cerimônia de posse foi realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, Minas Gerais e contou com a presença do governador Antonio Anastasia, além de diversas autoridades do estado.

O primeiro colocado no concurso, Guilherme Lisbôa Tambasco, em discurso proferido em nome de todos os empossados, comparou o ofício de Defensor com o sacerdócio. “Quase sempre penosa revela-se a atuação daqueles que receberam a missão constitucional de conferir voz e vez aos que nem sempre são lembrados. Para tanto, devemos estar preparados para fazer da assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados, cerne de nossa atribuição e direito fundamental do cidadão, mecanismo profícuo à compensação, no plano jurídico, da desigualdade concreta resultante da exclusão social ou da carência de recursos”, afirmou Guilherme.

Apoio e superação
Em seu discurso, a Defensora Geral Andréa Tonet ressaltou que, com o ingresso destes novos 50 profissionais, a Defensoria Pública de Minas Gerais passa a contar com 509 Defensores Públicos, ainda menos da metade dos 1200 cargos previstos legalmente. Atualmente, a instituição atua em apenas 99 das 286 comarcas do Estado

A Defensora afirmou que “mesmo com todos os problemas, a Defensoria Pública vem se superando a cada dia no cumprimento de sua missão, por meio da bravura, dedicação e idealismo de seus Defensores e servidores”. Andréa Tonet mencionou também que muito do sucesso da instituição decorre do apoio recebido pelos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como do Ministério Público, OAB e Polícias Militar, Civil e Bombeiros.

A Defensora Geral citou ainda, a sensibilidade e competência do governador. “Por meio de uma visão diferenciada, característica dos grandes líderes, o governador vem auxiliando a Defensoria Pública em seu trabalho de estruturação permanente, de forma que possamos ampliar qualitativa e quantitativamente a nossa atuação em todo o Estado”, afirmou Andréa.

Fortalecimento
O governador Antonio Anastasia afirmou, durante a solenidade, que não poupará esforços para continuar o trabalho de fortalecimento da Defensoria Pública e de valorização dos profissionais da área. Ele anunciou que ainda este ano os outros 100 aprovados no concurso serão chamados e que há possibilidade, no próximo ano, do ingresso dos candidatos excedentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Defensoria Pública de MG