Elaboração do plano plurianual do TRT-MA tem consultoria da FGV

Compartilhe

O consultor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Orlando Carneiro de Ribeiro Arnoud, inicia nesta quinta-feira (26 /11 ) consultoria no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão para elaboração do plano plurianual do  Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão ( TRT-MA ) . Ele permanece em São Luís até o próximo dia 4 (sexta-feira) auxiliando a equipe da área de gestão na elaboração do planejamento estratégico.

 

O apoio técnico e consultoria da FGV aos tribunais de todo o país visa o cumprimento da Meta 1, que integra o conjunto de  10 metas nacionais de nivelamento, lançadas em fevereiro deste ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o Encontro Nacional do Judiciário, e que devem ser alcançadas pelo Poder Judiciário. A meta preconiza que os órgãos da Justiça deverão desenvolver e/ou alinhar planejamento estratégico plurianual (mínimo de cinco anos) aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com aprovação no Tribunal Pleno ou Órgão Especial.

A consultoria da FVG, contratada pelo CNJ, faz parte do projeto de modernização do Judiciário brasileiro em busca de uma gestão mais eficiente. No início deste mês, a chefe do Serviço de Planejamento do TRT-MA, Gisélia Castro, participou, na sede da Fundação, em Brasília, de workshop de capacitação que reuniu assessores da área de gestão estratégica de tribunais de todo o país. O evento foi realizado pelo CNJ em conjunto com a FGV Projetos.

Por meio da Resolução nº 70/2009, o CNJ instituiu o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, consolidado no Plano Estratégico Nacional. Conforme a resolução, os planejamentos dos tribunais deverão conter pelos menos um indicador de resultado para cada objetivo estratégico; metas de curto, médio e longos prazos, associadas aos indicadores de resultado; e projetos e ações julgados suficientes e necessários para o atingimento das metas fixadas. 

 

Fonte: TRT MA