EJUD-MS e EJE concluem 1º Curso de Formação Humanística para magistrados

Compartilhe

A Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul/EJUD-MS concluiu com êxito o 1º Curso de Aperfeiçoamento para Vitaliciamento e Promoção dos Magistrados de MS/2011. Intitulado “Formação Humanística”, nesse primeiro módulo (realizado nos dias 2 e 3 de junho) a Ejud-MS contou com a parceria da Escola Judiciária Eleitoral, e aula magna do jornalista, especialista em PGLA, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação Eron Brum, que discorreu sobre o tema “Partido-político-eleitor: o enigma da democracia”. Os desembargadores Amilton Bueno de Carvalho (RS) e Antônio Carlos Cruvinel (MG) discorreram sobre os temas “O papel do juiz na jurisdição penal” e “Direito Penal e Processo Penal: aspectos controvertidos em face da inovação legislativa”, respectivamente, deixando lições a todos que acompanharam as palestras na manhã do dia 3.

No período vespertino a Drª Águida Arruda Barbosa (Doutoranda em Direito Civil/USP, Mediadora, Diretora da Comissão de Mediação Familiar do IBDFAM) proferiu palestra sobre “Mediação com ênfase nos conflitos familiares” e o evento foi encerrado com a palestra do Dr. André Luiz Borges Netto (Advogado Constitucionalista e ex-Juiz Eleitoral do TRE-MS), que discorreu sobre o tema “Direito e Humanismo: reflexões a partir da legislação eleitoral”.

O evento foi realizado no auditório da ESMAGIS e contou com a presença de 63 magistrados. A Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, Diretora-Geral da Ejud, juntamente com o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Luiz Carlos Santini, deram abertura à solenidade. Também participaram do Curso os desembargadores Claudionor Miguel Abss Duarte, Josué de Oliveira, Romero Osme Dias Lopes e Ruy Celso Barbosa Florence que, com suas presenças, demonstraram a importância dos cursos de aperfeiçoamento. Representaram a Escola Judiciária Eleitoral o Des. Josué de Oliveira e o Dr. Hardy Waldschmidt, substituindo o Diretor, Dr. Luiz Gonzaga Mendes Marques.

A Ejud também contou com o apoio da AMAMSUL e da ESMAGIS, representadas pelo seu Presidente, Juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian e pelo Diretor-Geral, Juiz Odemilson Roberto Castro Fassa.

A Diretoria da Ejud destaca que foi um orgulho ter proporcionado à magistratura sul-mato-grossense momentos de reflexão, integração e aprendizado e agradece a todos os palestrantes que se dispuseram prontamente a deixar suas atividades normais para proporcionar aos magistrados deste Estado momentos agradáveis e enriquecedores.

Fonte: TJMS