É tempo de conciliação na Justiça trabalhista do Espírito Santo

Compartilhe

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) faz do mês do trabalhador um período de entendimento para empregados, patrões e advogados. O Tribunal capixaba organiza para maio um grande mutirão sob o lema “Conciliar: a melhor solução”. O objetivo é promover acordo entre as partes envolvidas em processos que se encontram em qualquer fase da Justiça do Trabalho. Basta preencher um formulário disponível no portal do órgão (www.trtes.jus.br) ou procurar uma das varas trabalhistas de 2 a 23 de abril que uma audiência será marcada para tentar a resolução rápida e amigável da pendência trabalhista.

A iniciativa surgiu no ano passado, quando o TRT-ES promoveu o primeiro mutirão de conciliação, também no mês de maio, em comemoração aos 20 anos do Tribunal. Foram realizadas 983 audiências com 447 acordos homologados, somando quase R$ 9,3 milhões em dívidas pagas.

“Acredito que conquistamos um bom número de acordos para um projeto em seu primeiro ano, mas tenho certeza que podemos melhorar ainda mais e superar estes números”, analisa a presidente do TRT-ES, a desembargadora Claudia Cardoso de Souza.

Para a juíza Márcia Leibel, vice-presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT-ES, o mutirão é uma forma de o TRT-ES reafirmar o compromisso de incentivar o diálogo como a forma mais rápida e menos desgastante para se dar fim a uma questão na Justiça. “A intenção do Tribunal é disseminar a cultura da conciliação na sociedade. Todo mundo sai ganhando quando um acordo é fechado e por isso convidamos todos a participarem ativamente do mês da conciliação”, afirma a magistrada.

O TRT-ES conta com 14 varas de trabalho na capital e dez no interior, localizadas nos municípios de Alegre, Aracruz, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro do Itapemirim, onde funcionam duas varas.

Do TRT-ES