Duas mil audiências estão sendo realizadas na PB

Compartilhe

Quase duas mil audiências (1.946) serão realizadas até esta sexta-feira (15/6) nas 27 Varas do Trabalho da Paraíba. É o engajamento do Tribunal paraibano na 2ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, um projeto do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que está acontecendo desde ontem em todo o Brasil.

“Esta semana, onde os trabalhos são focados exclusivamente na execução trabalhista, mostra para a população a preocupação da Justiça do Trabalho em resolver seu principal gargalo”, disse o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Paulo Américo Maia Filho, esclarecendo que a execução é a solução final do processo trabalhista, quando é realizado o pagamento dos valores decididos pelo juiz. Segundo ele, a execução na Justiça do Trabalho tem os melhores resultados do Poder Judiciário brasileiro. “Mesmo assim temos que melhorar. E muito”.

Pela definição do CSJT e TST, a Semana da Execução não se resume apenas a audiências para tentativa de conciliação ou pesquisas para a identificação de devedores e seus bens, por meio de ferramentas eletrônicas como o Bacenjud, Renajud e Infojud.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TST, Marcos Fava, o período servirá para uma contagem cada vez mais precisa dos processos na fase de execução, expedição de certidões de crédito, reavaliação de processos que estão em arquivo provisório por falta de bens a serem penhorados, revisão e ordenação do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT) e divulgação à sociedade dos resultados alcançados com a criação do banco.

Do TRT 13